terça-feira, 3 de novembro de 2015

Prof. Bruno Leal Resolve - XII - Diversas questões de concordância do CESPE

01.  (CESPE / UNB / PMV / 2007) O tráfico de drogas e a atuação das gangues perto de escolas foram citados pela maioria dos alunos durante as entrevistas.   A expressão “foram citados” está no plural para concordar com “alunos”.

Solução: ERRADO. Está no plural para concordar com o sujeito composto “O tráfico e drogas e a atuação de gangues perto de escolas”.

02.  (CESPE / UNB / ADRAGRI CE / 2009) Não há personagem mais criticado na sociedade contemporânea que o político.
Caso o termo “personagem” estivesse empregado no plural, a forma verbal “há” deveria ser substituída pela forma na 3ª pessoa do plural.

Solução: ERRADO. No contexto, o verbo haver é sinônimo de existir, portanto, impessoal, ficando sempre na 3ª pessoa do singular.

03.  (CESPE / UNB / DPF ESCRIVÃO / 2009) A globalização surgiu na Europa com o movimento protestante e hoje domina o mundo.
No período “A globalização (...) o mundo”, a preposição “com” estabelece relação de adição entre “globalização” e “movimento protestante”, podendo-se, portanto, usar o verbo da segunda oração flexionado no plural — dominam —, sem prejuízo da coerência e da correção gramatical do texto.

Solução: ERRADO. A globalização surgiu na Europa A PARTIR do movimento protestante. Não é uma relação de adição, conforme diz o enunciado. Sendo assim, o verbo deve permanecer no singular.

04. (CESPE / UNB / FUB / 2009) O tamanho do cérebro e a capacidade de emitir sons foram vantagens selecionadas ao longo do tempo que permitiram o avanço da cultura.
A flexão de plural em “foram” mostra que esse verbo se refere a “sons”, uma vez que “capacidade” e “cérebro” estão no singular.

Solução: ERRADO. O verbo está no plural por concordar com o sujeito composto “O tamanho do cérebro e a capacidade de emitir sons”.

05.  (CESPE / UNB / FUB / 2009) Nos países do Ocidente da Europa, as lutas democráticas do fim do século XVIII e século XIX, aliadas à prosperidade econômica, permitiram uma solução parcial da contradição apontada acima, com relativa difusão do saber.
A flexão de plural da forma verbal “permitiram” justifica-se pela relação de concordância estabelecida, na oração, entre o verbo e o sujeito “países do Ocidente da Europa”.

Solução: ERRADO. O que é que permitiram? As LUTAS democráticas do fim do século XVIII e século XIX...

06.  (CESPE / UNB / MI / ANALISTA / 2009) Falo da atitude, crescente no cotidiano, que faz da desconfiança a própria ambiência nas relações.
A forma verbal “faz” está flexionada no singular porque o pronome “que” retoma, por coesão textual, o termo “cotidiano”.

Solução: O “que” retoma o termo “atitude”: a atitude a qual faz da desconfiança...

07. (CESPE / UNB / BB / ESCRITURÁRIO / 2009) A neuroeconomia combina as mais recentes descobertas da neurociência — em particular, técnicas de mapeamento cerebral como a ressonância magnética funcional aperfeiçoada nos anos 90 — com os conceitos da psicologia financeira e da economia. É um campo de estudos ainda recente — conta cerca de uma década, mas já acena com o entendimento fascinante da biologia do investidor.
Os verbos estão flexionados no singular em “É”, “conta” e “acena” para concordar com “psicologia”.

Solução: ERRADO: Concorda com “neuroeconomia”.

08. (CESPE / UNB / TCU / AUDITOR / 2009) Um governo, ou uma sociedade, nos tempos modernos, está vinculado a um pressuposto que se apresenta como novo em face da Idade Antiga e Média, a saber: a própria ideia de democracia.  Para ser democrático, deve contar, a partir das relações de poder estendidas a todos os indivíduos...
O desenvolvimento das ideias demonstra que a flexão de singular em “deve” estabelece relações de coesão e de concordância gramatical com o termo “democracia”.

Solução: ERRADO. Concorda com o termo “governo”.

09. (CESPE / UNB / TJ / 2008) Um dos fundamentos do pensamento aristotélico é que todas as coisas têm uma finalidade. É isso que, segundo o filósofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição (semente ou embrião) a outro de perfeição (correspondente ao estágio de maturidade e reprodução). Nem todos os seres conseguem ou têm oportunidade de cumprir o ciclo em sua plenitude, porém. Por ter potencialidades múltiplas, o ser humano só será feliz e dará sua melhor contribuição ao mundo se desfrutar das condições necessárias para desenvolver o talento. A organização social e política, em geral, e a educação, em particular, têm responsabilidade de fornecer essas condições.
As opções a seguir apresentam trechos do texto, relacionados entre si. Assinale a opção em que o segundo trecho não justifica a flexão do primeiro.
(A) “é”: “Um dos fundamentos”
(B) “leva”: “filósofo”
(C) “têm”: “todos os seres”
(D) “desfrutar”: “ser humano”
(E) têm”: “A organização social e política (...) e a educação”

Solução: O gabarito é a letra B, pois “leva” se relaciona ao termo “finalidade”.

10. (CESPE / UNB / FINEP / ANALISTA / 2009) Descobrir o que queremos e podemos é um bom aprendizado, mas leva algum tempo.
A flexão de singular em “é” deve-se tanto ao sujeito constituído pelo período sintático “Descobrir o que queremos e podemos” quanto ao singular no predicativo “um bom aprendizado”.

Solução: Item CERTO.

11. (CESPE / UNB / FINEP / ANALISTA / 2009) Liberdade não vem de correr atrás de deveres impostos “de fora”, mas de construir a nossa existência, para a qual, com todo esse esforço e desgaste, sobra tão pouco tempo.
A flexão de singular em “sobra” deve-se ao uso do singular no termo “nossa existência”.

Solução: ERRADO. Deve-se ao uso do singular no termo “tão pouco tempo”. Se trocarmos esse termo, por exemplo, por “tão poucos momentos”, percebemos que o verbo vai para o plural: (...) mas de construir a nossa existência, (...) sobram tão poucos momentos.

12. (CESPE / UNB / SEJUS / ES / 2007) Os itens a seguir contêm trechos de um texto. Julgue esses trechos com relação à correção gramatical.

(i)   O novo presídio será monitorado 24 horas por dia por cerca de 200 câmeras de vídeo.

Solução: Item CERTO.

(ii)  As imagens, em tempo real, será enviada para três centrais de monitoramento: para o próprio prédio, para a delegacia da Polícia Federal de Cascavel e para a Central de Inteligência Penitenciária do Departamento Penitenciário Nacional, em Brasília.

Solução: ERRADO. AS IMAGENS, em tempo real, SERÃO ENVIADAS...

(iii)  A comunicação entre os agentes e os presos só serão permitidas em caso de extrema necessidade, e as conversas serão gravadas por microfones de lapela.

Solução: A COMUNICAÇÃO entre os agentes e os presos só SERÁ PERMITIDA...

13. (CESPE / UNB / SEJUS / ES / 2007) Em alguns pontos desse litoral, onde desembocam rios caudalosos, reaparecem os estuários obstruídos pelos cordões de restinga, típicos do litoral norte.
A forma verbal “reaparecem” está no plural para concordar com “rios caudalosos”.

Solução: ERRADO. (...) REAPARECEM OS ESTUÁRIOS...

14. (CESPE / UNB / Banco do Brasil S.A. / 2007) Embora sejam muitos os motivos para comemorar, como a manutenção da paz e a consolidação do mercado comum, os chefes dos 27 Estados-membros têm muito com o que se 7 preocupar.
A forma verbal “têm” está no plural para concordar com “Estados-membros”.

Solução: ERRADO. Concorda com ”chefes”.

15. (CESPE / UNB / Banco do Brasil S.A. / 2007) Os brasileiros com idade entre 14 e 24 anos têm em média 46 amigos virtuais, enquanto a média global é de 20.
A forma verbal “têm” está no plural para concordar com “brasileiros”.

Solução: Item CERTO.

16. (CESPE / UNB / PMV / 2007) Julgue o item quanto à pontuação, à concordância e à acentuação.
Existe protozoários visíveis, de até dois milímetros. Outros são mil vezes menores.

Solução: ERRADO. EXISTEM PROTOZOÁRIOS... 
O verbo existir é pessoal, um verbo “comum”. Concorda normalmente com o seu sujeito. Porém o haver, quando sinônimo de existir, é impessoal.


2 comentários:

  1. Muito obrigada por justificativas dessas questões, esclareceu muitas dúvidas! Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por justificativas dessas questões, esclareceu muitas dúvidas! Abraço!

    ResponderExcluir