terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Prof. Bruno Leal Resolve - XVI - Diversas questões da banca FGV sobre Análise Sintática

(FGV / SENADO FEDERAL / TÉCNICO LEGISLATIVO / 2008) “Pela mesma razão, faz cada vez mais parte da cultura política o princípio de que o código próprio ao direito tem de ser preservado e respeitado para que a disputa pelo seu sentido possa se fazer segundo regras de liberdade e de igualdade.”
Com base no trecho acima, analise os itens a seguir:
I. O sujeito de faz é o princípio.
II. O sujeito de tem é o direito.

Solução:  I.  O que é que faz cada vez mais parte da cultura política?  O princípio.  Item CERTO.

II.  O que é que tem de ser preservado?  O código próprio ao direito.  Item ERRADO.


(FGV / BESC / SUPERIOR) Assinale a alternativa em que o termo destacado exerça a mesma função sintática que o termo grifado na seguinte frase: "Os bancos ganharam antes e, sinaliza o governo, vão continuar ganhando.
(A) "Está claro que a redução esperada e projetada da taxa Selic diminuiu a rentabilidade dos bancos..."
(B) "...já que posterga a corrida certa dos bancos em busca da rentabilidade perdida."
(C) "E o risco de emprestar é sempre o de não receber."
(D) "Buscam-se regras e leis para tornar menos 'paternalista' a decisão dos juízes..."
(E) "Ou seja, há uma possibilidade, não desprezível, de o país perder, mais uma vez, uma janela de oportunidade."

Solução:  Quem é que sinaliza?  O governo → sujeito.
Na alternativa a), o que é que diminuiu?  A redução (...) da taxa Selic.  E a redução diminuiu o quê?  A rentabilidade → objeto direto.
Na alternativa b), a corrida certa dos bancos é objeto direto do verbo postergar.
Na alternativa c), o risco de emprestar é o sujeito do verbo ser.

GABARITO:  C

(FGV / MINC / AGENTE ADMINISTRATIVO / 2006) Assinale a alternativa que não exerça a mesma função sintática que as demais.
(A) as horas vagas - Para ocupar as horas vagas...
(B) muito interesse - "Como sempre tive muito interesse em estudar a América Latina...
(C) ritmos afros e ibéricos - ...no qual se misturam ritmos afros e ibéricos.
(D) como vai sobreviver - Sem saber ainda direito como vai sobreviver...
(E) que - "as reservas que acumulei em Nova York estão indo embora".

Solução:  a)  “as horas vagas” é objeto direto do verbo ocupar;
b)  “muito interesse” é objeto direto do verbo ter;
c)  O que é que se misturam?  Ritmos afros e ibéricos → sujeito;
d)  “como vai sobreviver” é objeto direto do verbo saber;
e)  As reservas AS QUAIS acumulei em NY... → temos a palavra que como pronome relativo.  Para descobrirmos a função sintática dele, vamos substituir na oração adjetiva “que acumulei em NY” o “que” pelo seu antecedente, “as reservas”.  Ficamos com “as reservas acumulei em NY”.  Eu (sujeito oculto) acumulei o quê?  As reservas → objeto direto.  Logo, o pronome relativo “que” é objeto direto do verbo acumular.

GABARITO:  C

(FGV / POTIGAS / ESCRITURÁRIO / 2006) Assinale a alternativa em que a palavra não exerça a mesma função sintática que uma frase inconclusa em “como quem aponta uma frase inconclusa”.
(A) Plutão - Perdemos Plutão?
(B) Plutão - Quando expurgou Plutão...
(C) Plutão - Não perdemos Plutão.
(D) um sistema - Perdemos um sistema que, além de Compacto...
(E) Plutão - Esse ponto era Plutão.

Solução:  “Uma frase inconclusa” é objeto direto do verbo apontar.  Plutão é objeto direto, nas alternativas a, b e c, dos verbos perder, expurgar e perder. 
Na alternativa d), “um sistema” é objeto direto do verbo perder e, na alternativa e), Plutão é o sujeito do verbo ser.


(FGV / POLÍCIA CIVIL RJ / INSPETOR / 2008)
“E no alto da torre exibo-te o varal. Onde balança ao léu minh’alma”
A respeito dos versos acima, pode-se afirmar que o pronome te exerce função de objeto indireto.

Solução:  O verbo exibir é bitransitivo, exigindo dois complementos, um direto (o varal) e um indireto (te).
Note que podemos reescrever o período da seguinte maneira:  “E no alto da torre exibo o varal a ti”.

GABARITO:  CERTO.

(FGV / SENADO FEDERAL / ANALISTA ADMINISTRADOR / 2008) No texto, à União (...atribuiu o pertencimento delas à União e conferiu ao Estado o dever de zelar pela sua integridade.) exerce a função sintática de:
(A) adjunto adverbial. (B) objeto indireto.
(C) adjunto adnominal. (D) complemento nominal.
(E) agente da passiva.

Solução:  O verbo atribuir é bitransitivo, exigindo dois complementos, um sem preposição (o pertencimento delas → objeto direto) e um com preposição (à União → objeto indireto).

GABARITO:  B


(FGV / FISCAL DA RECEITA DO ESTADO DO AMAPÁ / 2010) Em termos antropológicos, o jeitinho pode ser atribuído a um suposto caráter emocional do brasileiro / o que favorecia boas relações de comércio e tráfico de influência
Quanto ao emprego de pronomes pessoais, os trechos sublinhados foram corretamente reescritos em:
(A) pode ser-lhes atribuído / as favorecia.
(B) pode ser a ele atribuído / lhes favorecia.
(C) pode ser atribuído a ele / as favorecia.
(D) pode-o ser atribuído / as favorecia.
(E) pode sê-lo atribuído / lhes favorecia.

(FGV / SEFAZ-RJ / FISCAL DE RENDAS / 2008) No trecho “não necessariamente impondo ônus adicionais às gerações futuras”, o termo grifado exerce a função sintática de:
(A) adjunto adverbial. (B) adjunto adnominal.
(C) complemento nominal. (D) sujeito.
(E) objeto indireto.

Solução:  O verbo impor é bitransitivo, pedindo um complemento não preposicionado (ônus adicionais → objeto direto) e um preposicionado (às gerações futuras → objeto indireto).


(FGV / POTIGAS / ESCRITURÁRIO / 2006) A consequência disso seria destruir a figuração popular de um sistema compacto, que aprendemos a reconhecer na infância e que nos conecta à vastidão do cosmo.
As duas ocorrências da palavra QUE no trecho acima exercem, respectivamente, a função sintática de:
(A) objeto direto e sujeito.
(B) sujeito e objeto direto.
(C) sujeito e sujeito.
(D) objeto direto e objeto direto.
(E) objeto indireto e objeto direto.

Solução:  Nas duas ocorrências, o “que” é pronome relativo e, em ambas, tem como antecedente a palavra figuração.

Na primeira ocorrência, vamos substituir na oração adjetiva o pronome que pelo seu antecedente:  Figuração aprendemos a reconhecer na infância → reordenando os termos da oração → Aprendemos a reconhecer a figuração na infância.

Figuração é objeto direto, logo, o primeiro que também exercerá a função de objeto direto.

Na segunda ocorrência, vamos fazer a mesma coisa:  Figuração nos conecta à vastidão do cosmo.  O que é que nos conecta?  A figuração → sujeito, logo, o segundo que exerce a função de sujeito.

GABARITO:  A

(FGV / PREFEITURA DE CAMPINAS / PROFESSOR / 2008)
– Não é cova grande,
é cova medida,
é a terra que querias
ver dividida.
A respeito da estrofe acima, pode-se dizer que o pronome que tem a função de objeto direto.

Solução:  Note a possível substituição do que por a qual:  (...) é a terra A QUAL querias ver dividida.  O “que”, nessa oração, é pronome relativo, tendo como antecedente “a terra”.  Vamos substituir o pronome que pelo seu antecedente:  a terra querias → colocando na ordem direta → Querias a terra. 

Como querer é um verbo transitivo direto, “a terra” é objeto direto, sendo assim, o que igualmente é objeto direto.

GABARITO:  CERTO

(FGV / SENADO FEDERAL / TÉCNICO LEGISLATIVO / 2008) “Uma Constituição democrática mostra vitalidade e legitimidade quando oposição e situação, direita e esquerda, passam a invocá-la em favor das posições que defendem.”
A respeito do trecho acima, pode-se dizer que o termo que se classifica como sujeito.

Solução:  Note a possível substituição do que por as quais:  (...) em favor das posições AS QUAIS defendem.  Logo, o que é pronome relativo, tendo como antecedente “as posições”. 

Substituindo o que pelo seu antecedente, temos:  as posições defendem → colocando na ordem direta → Defendem as posições.  Como “as posições” é objeto direto de defendem, o pronome que também o é.

GABARITO:  ERRADO.

(FGV / POLÍCIA CIVIL RJ / INSPETOR / 2008) “...o Estado pode considerar desnecessária a tradução dos documentos...”
No trecho acima, o termo destacado exerce função sintática de:
(A) predicativo do objeto.
(B) adjunto adverbial.
(C) complemento nominal.
(D) adjunto adnominal.
(E) predicativo do sujeito.

Solução:  Note inicialmente que considerar é um verbo transitivo direto e “a tradução dos documentos”, seu objeto direto.  Perceba agora que “desnecessária” é uma característica, uma qualidade do objeto direto ATRIBUÍDA PELO SUJEITO (o Estado).  Trata-se, pois, de um PREDICATIVO DO OBJETO.
GABARITO:  A

(FGV / POLÍCIA CIVIL RJ / PERITO ENGENHEIRO QUÍMICO / 2008) “Não vale a pena, nessa conjuntura, fragilizar o governo e sua política externa, como se fosse possível tornar esta matéria elemento decisivo para o jogo eleitoral para daqui a dois anos.”
A respeito do trecho acima, analise os itens a seguir:
I. O sujeito do primeiro verbo do trecho é oracional.
II. O termo elemento decisivo tem função de predicativo do objeto.
III. O sujeito do verbo no subjuntivo é oracional.
Assinale:
(A) se apenas os itens I e II estiverem corretos.
(B) se apenas os itens I e III estiverem corretos.
(C) se apenas os itens II e III estiverem corretos.
(D) se nenhum item estiver correto.
(E) se todos os itens estiverem corretos.

Solução:  I.  O que é que não vale a pena?  Fragilizar o governo e sua política externa sujeito.
ITEM CERTO.

II.  Temos que “esta matéria” é objeto direto do verbo tornar, e “elemento decisivo”, uma característica, uma qualidade do objeto direto.  Trata-se, portanto, de um predicativo do objeto.
ITEM CERTO.

III.  O sujeito de “fosse” é “tornar esta matéria elemento decisivo...” .
ITEM CERTO.

GABARITO:  E


(FGV / SENADO FEDERAL / CONSULTOR DE ORÇAMENTO / 2008) “
Ora, o simples fato de o país ter percebido, estupefato, que houve 409.000 interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça...”
O termo estupefato exerce a função de:
(A) predicativo do sujeito.
(B) adjunto adnominal.
(C) adjunto adverbial.
(D) predicativo do objeto.
(E) aposto.

Solução:  Quem é que percebeu?  O país sujeito.  Note que “estupefato” é uma característica do sujeito “país”.  È, pois, um predicativo do sujeito.

GABARITO:  A

(FGV / SENADO FEDERAL / ANALISTA LEGISLATIVO / 2008) Assinale a alternativa que desempenhe, no texto, função sintática idêntica à de possível -... e tornou possível o fato...
(A) ágeis - que aproximaram a Justiça da população e tornaram mais ágeis as decisões.
(B) inassimiláveis - Daí a inserção de matérias Inassimiláveis...
(C) vitais - A ordem econômica consagrou princípios vitais.
(D) ampla - ...a mais ampla Carta dos direitos individuais e coletivos...
(E) importante - Esse pacto, talvez o mais importante de nossa história republicana ...

Solução:  Tanto o termo “possível” quanto “ágeis”, na alternativa a, são predicativos dos objetos “fato” e “decisões”, respectivamente.

GABARITO:  A



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